Banho do bebê: momento especial (atualização)

O banho é um momento especial para pais e filhos. O bebê, quando está na água morninha, relembra as sensações de conforto e proteção vividas no útero.

Para os pais também é uma ótima oportunidade para fortalecer o vínculo com o bebê, acariciando a pele dele, e transformando a higiene diária num gesto de carinho e cuidados realmente efetivos.

O sabonete deve ter ou ser:

  1. testado e aprovado por dermatologistas
  2. pH neutro ou próximo ao fisiológico da pele, entre 5 e 6, para não agredi-la;
  3. possuir umectantes ou emolientes na formulação para, além de limpar, iniciar a hidratação;
  4. ser aprovado em testes clínicos contra irritação ocular;
  5. manter-se estável química e fisicamente.

NO BANHO, SÓ ÁGUA BASTA PARA LIMPAR O BEBÊ

Errado

Essa questão já foi polêmica. Hoje existe um consenso científico sobre o tema. “Está provado que a água elimina apenas 65% da sujidade do corpo”, afirma Mario Cezar Pires, dermatologista e Chefe do Setor de Diagnóstico e Terapêutica do Serviço de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo.

A água é capaz de remover somente as impurezas hidrossolúveis. Quanto às lipossolúveis, precisam do sabonete para serem eliminadas. Além disso, não há garantia de que sem um sabonete restos fecais e restos de alimentos, por exemplo, sejam extraídos da pele.

SABONETE INFANTIL NÃO AGRIDE A PELE DO BEBÊ

Correto

Assim como a medicina, as indústrias da higiene também evoluíram, encontrando formulações mais suaves, seguras e eficazes para a pele do bebê.

Pesquisas e investimentos tecnológicos nos permitiram desenvolver itens com grau máximo de segurança. Isso significa que quando alcançamos margem confiável de toxidade para um produto, aumentamos esse nível em 100 vezes se ele for destinado ao bebê.

BEBÊS PODEM USAR XAMPU E CONDICIONADOR

Correto

O couro cabeludo e o cabelo do bebê retêm suor, células mortas, sebinhos, poluição, ácaros etc. Se o bebê for carequinha, o sabonete infantil pode higienizar essa área. Já se o pequeno tiver cabelo, xampu e condicionador são os mais adequados para uma limpeza completa, que irá facilitar o ato de pentear, evitando inclusive que os fios embaracem. Além disso, xampu e condicionador deixam um cheirinho agradável de banho na criança.

PLANTÃO DE DÚVIDAS

  • Meu bebê parece sempre tão limpinho. O sabonete é realmente necessário?
  • Se pudéssemos colocar uma lente de aumento na pele do bebê encontraríamos células mortas, suor, poluição, bactérias, ácaros entre outros microorganismos. Por ter um metabolismo acelerado, o bebê pode até descamar e transpirar mais do que o adulto. Portanto, o banho é necessário assim como o uso do sabonete, que elimina resíduos que não se desfazem em água.
  • Por que o bebê não pode usar os mesmos produtos que os pais no banho?
  • Quando um item de higiene para adultos é usado no bebê é muito possível que a pele dele seja desestabilizada, havendo alteração do pH e consequentemente, menor defesa com relação aos fatores externos. Isso deixa o pequeno mais suscetível às doenças de pele. O mérito dos produtos elaborados para bebê é justamente limpar sem retirar a defesa natural do tecido infantil que é naturalmente mais desprotegido.

Fonte: Publicações do I Painel Latino-Americano de Cuidados com a Pele Infantil, fascículos de 1 a 6, realizado em São Paulo, em novembro de 2010, em parceria de Johnson & Johnson com a Sociedade Brasileira de Pediatria, e entrevistas exclusivas com Dr. Mario Cezar Pires, dermatologista que participou do Painel, mestre e doutor em Clínica Médica e Chefe do Setor de Diagnóstico e Terapêutica do Serviço de Dermatologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo e diretor da gerência de formação e aprimoramento do Hospital Padre Bento, e com Nilo Cobeiros, diretor científico de Pesquisas e Desenvolvimento da Johnson & Johnson do Brasil. Disponível em: http://www.johnsonsbaby.com.br/pele-do-bebe/um-banho-de-atualiza%C3%A7%C3%A3o

Um comentário em “Banho do bebê: momento especial (atualização)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.