Granuloma umbilical

O granuloma umbilical é descrito como um defeito de cicatrização que consiste na formação de um broto de tecido de granulação que se ergue do fundo da cicatriz umbilical;  cor vermelha, aspecto úmido e presença de secreção serosa ou sanguinolenta.

É uma causa comum de atraso na cicatrização da ferida umbilical.

O umbigo costuma cair ao redor de sete dias e deixar em seu lugar uma ferida, No começo pode exsudar um pouco, mas logo seca e epiteliza, ao mesmo tempo em que “afunda” pela retração progressiva dos cordões fibrosos dos vasos fetais. Entre o 12º e o 15º dia já se acha constituído, seco e com sua forma característica.

A presença do granuloma umbilical é frequente. 

Trata-se de uma formação de cor vermelho vivo, por vezes branca, situada no fundo da fossa umbilical, de tamanho variável. Produz secreção serosa que pode infectar.

Mantém presente uma umidade local, podendo ser causa de queixa materna em relação a um umbigo úmido. Podemos aguardar o período neonatal (28 dias) para sua resolução espontânea.

Caso persista além desse período, o tratamento com nitrato de prata bastão está indicado. Regride após algumas aplicações. Em caso de persistência do sinal após dias de tratamento, desconfiar, principalmente, de duas anomalias umbilicais : persistência do úraco ou do canal onfalomesentérico. Diante de uma das possibilidades, deve-se encaminhar a criança para a cirurgia pediátrica.

Fonte: http://www.uff.br/mmi/ped/granuloma.htm

Para o tratamento do granuloma umbilical, na falta de nitrato de prata bastão, pode ser manipulada solução aquosa com nitrato de prata a 10%. Assim como o bastão, a solução aquosa de nitrato de prata deve ser aplicada por profissional de saúde, na unidade, com o uso de cotonete, 1 a 2 vezes por semana, durante 2 a 3 semanas, mas geralmente poucas aplicações são suficientes para o tratamento. Para reduzir o risco de queimadura química, deve-se proteger a pele da região periumbilical com vaselina.

É importante reforçar os cuidados de higiene com o coto umbilical com o uso de álcool 70% para reduzir contaminação bacteriana. O nitrato de prata não deve ser utilizado para a higiene do coto umbilical. Após a queda do coto umbilical, a recomendação é continuar com higiene na cicatriz umbilical com água e sabão no banho, removendo secreções e crostas, para diminuir a população bacteriana no local.

Na presença de sinais de inflamação ao redor do umbigo, como edema, hiperemia e calor no local com ou sem sinais sistêmicos de infecção em um recém-nascido, deve-se suspeitar de onfalite. A onfalite é uma infecção potencialmente grave, que exige tratamento hospitalar. (https://www.ufrgs.br/telessauders/perguntas/granuloma-umbilical)

Referências:

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. (Cadernos de Atenção Básica, n. 33).

DUNCAN, B. B.; SCHMIDT, M. l.; GIUGLIANI, E. R. J. (Ed.). Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

KARAGÜZEL, G.; ALDEMIR, H. Umbilical Granuloma: Modern Understanding of Etiopathogenesis, Diagnosis, and Management. Journal of Pediatrics and Neonatal Care, Edmond,, v. 4, n. 3, p. 136, 2016. Disponível em: <http://medcraveonline.com/JPNC/JPNC-04-00136.pdf>.

LEXICOMP. Silver nitrate: Pediatric drug information. Waltham (MA): UpToDate, 2017. Disponível em:< https://www.uptodate.com/contents/silver-nitrate-pediatric-drug-information>. Acesso em 01 mar. 2017.

PREFEITURA MUNICIPAL DE LONDRINA. Prefeitura do Município. Saúde da Criança: protocolo. Londrina: Prefeitura Municipal, 2006.

SUCUPIRA, A. C. S. L. et al. Pediatria em consultório. 5. ed. São Paulo: Sarvier, 2010.

LOTAN, G.; KLIN, B.; EFRATI, Y. Double-ligature: A treatment for pedunculated umbilical granulomas in children. Americam Family Physician, Kansas City,  v. 65, n. 10, p. 2067-68, 2002. Disponível em: <http://www.aafp.org/afp/2002/0515/p2067.html>.

PALAZZI, D.L.; BRANDT, M.L. Care of the umbilicus and management of umbilical disorders. Waltham (MA): UpToDate, 2017. Disponível em:<https://www.uptodate.com/contents/care-of-the-umbilicus-and-management-of-umbilical-disorders>. Acesso em 01 mar. 2017.

Autor: Cano, Maria Aparecida Tedeschi.
Título: Estudo dos aspectos microbiológicos e histopatológicos dos granulomas umbilicais de recém-nascidos / The microbiological and histopathological aspects of umbilical granuloma.
Fonte: Ribeiräo Preto; s.n; 1983. 74 p. ilus, tab, graf.
Idioma: Pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeiräo Preto para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Após o nascimento, o cordão umbilical do recém-nascido é seccionado e laqueado. O coto umbilical passa por um processo de mumificação e o seu desprendimento da parede abdominal vai ocorrer por volta do 4º ao 8º dia de vida do recém-nascido. O granuloma umbilical torna-se aparente após a queda do coto e é apontado como a causa mais comum de atraso na cicatrização umbilical. A literatura mostra que há uma tendência em se relacionar o granuloma umbilical a uma possível origem bacteriana, embora alguns autores refutem essa ideia, afirmando ser a infecção um processo secundário. A procura da etiologia do granuloma umbilical tem um significado preponderante para a enfermagem, pois cabe a ela ministrar os cuidados para que haja regressão do granuloma visando uma cicatrização umbilical mais rápida. Isto posto, e entendendo que maiores estudos se faziam necessários para esclarecer melhor essa patologia tão frequente no recém-nascido, nos propusemos a estudar aspectos microbiológicos e histopatológicos dos granulomas umbilicais. As populações amostradas nesse estudo foram constituídas de 56 recém-nascidos portadores de granuloma umbilical e 56 recém nascidos com processo normal de cicatrização. Para efeito de estudo histopatológico a população foi de 5 recém-nascidos, baseados na amostragem sequencial, para testes de hipóteses. Os recém-nascidos foram visitados após a alta hospitalar em seus domicílios e durante a visita era colhido material da cicatriz umbilical com zaragatoa e enviado ao Laboratório de Microbiologia do Hospital das Clínicas. Os recém-nascidos que apresentassem granuloma umbilical que ultrapassasse os bordos da cicatriz umbilical eram encaminhados para biópsia. Verificou-se através dos resultados que a flora microbiana encontrada nos umbigos com granuloma e nos com processo normal de cicatrização é praticamente a mesma. Nas biópsias constatou-se que os tecidos se encontravam em fase de fibrose e granulação correspondendo ao processo normal de cicatrização de uma lesão da epiderme. Embasados nesses resultados podemos dizer que parece não ser a presença de micro-organismos e nem processos patológicos de cicatrização – que levariam à formação do granuloma na cicatriz umbilical. Outras investigações se fazem necessárias para a obtenção de um cuidado de enfermagem embasado em princípios científicos. (AU)