No sentido de chamar a atenção para as condições clínicas que merecem investigação, a “Jeffrey Modell Foundation” e a Cruz Vermelha Norte-Americana lançaram os “Dez sinais de alerta para Imunodeficiência Primária”, que indicam a investigação para imunodeficiência primária:
- Oito ou mais novas otites no período de um ano;
- Abscessos cutâneos recorrentes profundos ou em órgãos;
- Duas ou mais sinusites no período de um ano;
- Monilíase oral persistente ou cutânea em maiores de um ano de idade;
- Antibioticoterapia por dois ou mais meses com pouca eficácia;
- Necessidade de antibiótico endovenoso para eliminar infecções;
- Duas ou mais pneumonias no período de um ano;
- Duas ou mais infecções invasivas (sepse, meningite, osteomielite, celulite);
- Insuficiência de crescimento pôndero-estatural normal com alimentação adequada para idade;
- História familiar de imunodeficiência.
INFECÇÕES DE REPETIÇÃO NA CRIANÇA
Dra. Beatriz Tavares Costa Carvalho
Ao nascimento, o sistema imunológico encontra-se imaturo e o recém-nascido apresenta suscetibilidade aumentada para contrair infecções.
Com o amadurecimento do sistema imunológico o numero de infecções vai reduzindo, de forma que a partir dos 4 anos de idade o uso de antibióticos é bem mais restrito.
Entretanto, o pediatra deve estar sempre atento para aquelas crianças que estão sempre doentes necessitando uso frequente de antibióticos ou que contraiam infecção grave.
Alguns aspectos são importantes para o pediatra:
- Identificar se a criança apresenta alguma doença de base que justifique o quadro infeccioso, crescimento inadequado e história familiar com morte precoce na família e/ou consanguinidade.
- Dar atenção aos fatores de risco que contribuem para causar infecções respiratórias em crianças como frequentar creche e ter exposição à fumaça de cigarro e tentar removê-los.
- Identificar atopia. Os sintomas de rinite alérgica se confundem com viroses de repetição e crises de asma são muitas vezes equivocadamente diagnosticadas como broncopneumonias de repetição levando ao uso exagerado de antibióticos.
As Imunodeficiências Primárias (IDP) representam um grupo de cerca de 200 doenças em que o sistema imunológico tem algum comprometimento e por isso acarreta uma maior susceptibilidade a infecções e doenças autoimunes.
As manifestações clínicas mais frequentemente observadas nas IDP são infecções de repetição e/ou graves, às vezes causadas por micro-organismos oportunistas. Pacientes com IDP podem apresentar, também, reações adversas após administração de vacinas de microrganismos vivos, como a BCG.
Na dependência do setor do sistema imunológico acometido, haverá maior predisposição a infecções por determinados microrganismos.
Infecções por bactérias extracelulares sugere deficiência do sistema humoral, de fagócitos e do sistema complemento.
Exames laboratoriais recomendados: hemograma, imunoglobulinas séricas e CH50. Avaliar também resposta a antígenos vacinais.
Infecções por oportunistas: pensar em defeitos da imunidade celular e solicitar a dosagem dos linfócitos T (CD3, CD4 e CD8), B (CD19) e células NK.
Todos os valores dos exames devem ser comparados a padrões de normalidade por faixa etária. De forma que número de linfócitos em sangue periférico < 3.000/mm3 nos primeiros meses de vida é fortemente sugestivo de IDP enquanto que uma IgA não detectável é normal nessa idade.
Um diagnóstico precoce com tratamento adequado podem controlar as infecções ou mesmo levar a cura do paciente que poderá ter uma vida normal e produtiva.
IMPORTANTE:
O sistema imunológico normal possui duas ações de trabalho para manter a função normal do hospedeiro: a resposta imunológica inespecífica e a específica.
Qualquer desequilíbrio em alguma parte da resposta imunológica pode resultar em uma inabilidade de controlar a infecção com doença subjacente.
As imunodeficiências incluem uma variedade de doenças que deixam os pacientes mais susceptíveis a infecções e são classificadas em primárias e secundárias. Imunodeficiência primária deve ser suspeitada em todo o paciente com infecções recorrentes inexplicadas, infecções oportunistas, infecções que não respondem à terapia e que apresentam déficit ponderoestatural.
As imunodeficiências primárias incluem as doenças da imunidade humoral, os defeitos da célula T, os defeitos combinados da célula B e T, as doenças dos fagócitos e as deficiências do complemento.
ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÍNTEGRA:
v27n4a13Texto-Qd_Pensar-em-IDP-PortalSBP-Persio2014INFECÇÃO RESPIRATÓRIA_DE_REPETIÇÃO_COMO_ABORDARcriterios_infeccao_trato_respiratorio
Sites de referência: www.imunopediatria.org.br; www.info4pi.org; www.esid.org
Parabéns pelo site!
ótimo conteúdo.
Desejo-lhes sucesso.