Nosso corpo e nossos números

Cérebro e neurônios

O cérebro abriga 25 bilhões de neurônios na camada superficial, chamada córtex, que tem apenas 1,3 a 1,4 milímetro de espessura. As suas “pernas” (axônios) transmitem os sinais elétricos e podem medir até um metro.

A velocidade do impulso nervoso varia conforme a espessura das fibras nervosas e suas funções. As sensações de pressão e tato passam por fibras de 8 micrometros (um metro dividido por um milhão), a uma velocidade de 50 metros por segundo.  Já a dor e a temperatura viajam por fibras de apenas 3 micrometros, a 15 metros por segundo.

O trajeto das refeições

O tubo digestivo mede entre 7 e 10 metros. As células que revestem o estômago e o intestino costumam ser  trocadas a cada três dias.

Nas gengivas, elas se renovam a cada duas semanas. O alimento engolido leva apenas 4 a 8 segundos para chegar ao estômago. O fígado produz diariamente 0,5 litro de bile.

Rins

Os rins precisam de 50 minutos para, com a ajuda das bebidas e da água dos alimentos, filtrar todo o sangue. Isso resulta, num único dia, em 180 litros de sangue limpo e 1,5 litro de urina liberada.

Coração

O coração é um músculo que pesa 250 gramas, em média. No ritmo normal, que é de 70 a 75 batidas por minuto, ele chega a dar mais de 110 000 batimentos por dia. Mas, em caso de pânico ou susto, pode subir para 150 pulsações por minuto.

No corpo em repouso, os 5 litros de sangue são bombeados por todo o organismo em apenas um minuto.

Sistema respiratório

A cada respiração é inalado meio litro de ar. Calculando-se um ritmo médio de 12 inspirações por minuto (quando se está tranquilo), entram para os pulmões 17 000 litros de ar por dia.

Os cílios, minúsculos fios de mucosa que revestem as células da traquéia e dos pulmões, empurram a sujeira do ar a ser expelida, numa velocidade de 12,7 milímetros por minuto.

Células

São mais de 220 bilhões. Algumas vivem apenas 1,5 dia. Mas, no fígado, elas resistem até 5 meses. No sangue, os glóbulos brancos duram 15 dias e os vermelhos, 120. Os macrófagos— grandes células sanguíneas — digerem uma bactéria em apenas um centésimo de segundo.

Veias e artérias

São 97 000 quilômetros de veias, artérias e vasos capilares. Se fossem alinhadas, elas dariam 2,5 voltas em torno da Terra.

As artérias menores se contraem e relaxam num período entre 2 e 8 segundos. As plaquetas sanguíneas — moléculas responsáveis pela coagulação — vivem apenas dez dias.

Ossos

Uma criança nasce com 350 ossos. Mas, quando ficar adulta, vai contar com apenas 206. É que os ossos dos membros de um recém-nascido não são inteiros: eles vão se soldar durante o crescimento.

No total, o esqueleto humano pesa 9 quilos. A região do corpo que mais tem ossos é a cabeça: 29.

Espermatozoides e óvulos

O homem produz 8 trilhões de espermatozoides durante a vida. Em cada ejaculação, são liberados entre 250 milhões e 500 milhões.

A mulher nasce com 400 000 óvulos nos dois ovários. Desses, só uns 500 vão maturar. Os que não forem fertilizados serão eliminados pela menstruação.

Pele

No total, ela mede cerca de 2 metros quadrados, o equivalente a um retângulo de um metro de largura por dois de comprimento. Pesa perto de 3 quilos. As impressões digitais se formam ainda no útero, seis a oito semanas antes do nascimento da criança.

Ao longo da pele estão distribuídas 2 milhões de glândulas sudoríparas, responsáveis pela irrigação e desintoxicação da pele, por meio do suor. A maior concentração de glândulas está na palma das mãos: 370 por centímetro quadrado.

Nos dias frios, o fluxo sanguíneo na pele é de apenas 0,5 litro por minuto. Quando está quente, o fluxo sobe para 3 litros por minuto, para refrescar.

Cabelos e pelos

O corpo humano possui cerca de 5 milhões de pelos, 150 000 deles na forma de cabelos. Eles são renovados a cada quatro anos, em média. Os cabelos de fios finos crescem cerca de 2,5 centímetros a cada dois ou três meses. Os grossos podem levar o dobro do tempo. Cada olho possui mais de 200 cílios, que duram de três a cinco meses. Depois disso, caem.

Unhas

Elas crescem continuamente, em ritmos diferentes. As das mãos aumentam de tamanho cerca de duas vezes mais rápido do que as dos pés: 4 centímetros por ano. Seu crescimento é mais veloz em adultos, entre os 20 e 40 anos de idade. Nas crianças, uma unha arrancada regenera-se em onze semanas. Os adultos não têm essa capacidade.

Olhos

Basta 1 mililitro de lágrima, por dia, para manter lubrificado o globo ocular Para fixar uma boa imagem na retina, é necessária uma exposição de um décimo de segundo. Por isso o homem não consegue identificar cada quadro que compõe um filme: eles passam à velocidade de 24 por segundo, ou seja, quase dois quadros e meio a cada décimo de segundo. Assim, as imagens vão se fundindo, dando a impressão de movimento.

Quanto pesa o cérebro humano?

O principal órgão de nosso sistema nervoso, e um dos mais importantes do corpo humano, o cérebro pesa cerca 1,4 kg, peso similar a de um bebê no sétimo mês de gestação.

Com relação ao número de neurônios, os cientistas brasileiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Suzana Herculano-Houzel e Robert Lent, revelam que temos 86 bilhões de neurônios, o equivalente a 50% do total de células presentes no crânio.

Segundo Eric Chundler, Ph. D. em psicologia e professor da Universidade de Washington, nosso cérebro é composto por cerca de 78% de água, entre 10 e 12% de lipídios, 8% de proteínas, 1% de carboidratos, 2% de substâncias orgânicas solúveis e 1% de sais inorgânicos.

Qual a média de batidas cardíacas por minuto?

Segundo o Instituto do Coração do Texas, uma pessoa adulta descansada tem uma média de 90 batimentos cardíacos por minuto. Essa média pode variar de acordo com outros fatores como: alimentação adequada, prática de exercícios regulares, estresse constante entre outros.

Ou seja, quando você tiver 70 anos seu coração já terá batido algo em torno de dois a três bilhões de vezes! Ainda de acordo com o instituto, o coração das mulheres costuma bater mais rápido que o dos homens, e não é porque elas amem mais, mas sim porque são menores, e seres maiores, no caso, os homens, tendem a ter uma frequência de batimentos mais lenta.

Quantas cores nosso olho é capaz de perceber?

O olho é o órgão mais sensível e delicado que possuímos. Suas três camadas (externa, média e interna) permitem que o ser humano enxergue. “Basicamente, o olho humano pode perceber três cores, por meio de células direcionadas para cada uma delas, são elas: o verde, o vermelho e o azul. Por meio da mistura delas é possível perceber uma imensa variedade de tonalidades, algo em torno de 16 mi. O problema é que não temos como precisar quantas”, explica o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Mário Motta.

E para manter sua visão perfeita, é salutar evitar ambientes muito secos ou com muita poluição. “O simples ato de piscar os olhos, tão evitado no nosso dia a dia devido a computadores e televisores, é importante, pois distribui a lágrima em nosso olho, ajudando na limpeza”, conclui Motta.

Quantos metros de vasos sanguíneos existem no corpo?

Pode parecer mentira, mas seu corpo carrega uma quantidade inimaginável de vasos sanguíneos. Segundo o Instituto Franklin de Ciência, nos Estados Unidos, se pegássemos todos os vasos de um ser humano adulto e esticássemos em uma só linha iríamos criar um traço com comprimento próximo a 100 mil km.

Resumidamente:

  • Existem cerca de 26 bilhões de células num recém-nascido e quase 50 trilhões num adulto.
  • A maior célula humana é o óvulo.
  • A pele é o maior órgão do corpo humano. Em um adulto médio, ela tem 2 m2 de extensão.
  • Quando você espirra, o ar sai do seu nariz a uma velocidade média de 160 km/h.
  • Uma pessoa adulta é capaz de produzir mais de 1 litro de saliva por dia.
  • O coração bate 70 vezes por minuto. Isso significa que ele bate 100 mil vezes por dia, 3 milhões por mês e 37 milhões por ano. Em um minuto, o coração bombeia 5 litros de sangue para o corpo.
  • A quantidade de sangue no corpo varia de pessoa para pessoa. Uma pessoa com 50 quilos possui cerca de 5 litros de sangue, 10% do peso do corpo.
  • As unhas crescem um centímetro a cada 28 dias. As das mãos crescem mais rápido do que as dos pés.
  • A capacidade média do estômago de um adulto é de 2 litros de alimentos.
  • O intestino delgado mede de 6 a 9 metros de comprimento. O grosso tem cerca de um metro, mas é 3 vezes mais largo.
  • A cada respiração, renovamos meio litro de ar. A capacidade de ar dos pulmões é de cerca de 5 litros.
  • Piscamos em média 25 mil vezes por dia. Piscar mantém os olhos lubrificados, evitando o ressecamento. No espaço de 24 horas, uma pessoa produz dois litros de lágrimas.
  • A coluna humana possui 33 vértebras.
  • O nariz pode perceber até 6.850 cheiros diferentes.
  • O nariz e a orelha não param de crescer. Por isso que os idosos tem nariz e orelhas maiores do que os jovens.

http://super.abril.com.br/ciencia/o-corpo-em-numeros

http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/vcsabia-o-corpo-humano-em-numeros/

http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2010/05/numeros-e-fatos-estranhos-sobre-o-corpo.html

4 comentários em “Nosso corpo e nossos números”

  1. Gostaria de ressaltar a objetividade deste conteúdo, que apresenta informações cientificas para um público diversificado, usando em sua explanação uma metodologia que desperta o interesse do leitor, facilitando no contexto o entendimento acadêmico. Portanto, Parabéns!

  2. Bem específico e ótimo pra entender! A cada conteúdo o interesse em saber mais só aumenta!ótimo!!!

  3. Gostei das explicações! O conteúdo é muito útil. Porém concordo que as leras das figuras ilustrativas poderiam ser maiores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.