Sinéquia vaginal (a “fimose feminina”)

_demosinéquia

Sinéquia vaginal: a “fimose” das meninas

Como o nome já diz (do grego synechia, significa “aderência”), a sinéquia vaginal ocorre quando os pequenos lábios ficam aderidos, “grudados”.

IDADE

A sinéquia vaginal, também conhecida como fusão ou aderência dos pequenos lábios vaginais, acomete meninas de até 10 anos, sendo mais frequente até os 2 anos de idade.

CAUSA

A causa desta aderência ainda não é conhecida, mas está relacionada a baixa produção de um hormônio chamado estrogênio, pois a sua falta determina uma maior vulnerabilidade a má cicatrização da região.

Ainda podem ser destacadas como causas secundárias as infecções crônicas por higiene inadequada, traumas leves na região ou dermatites causadas pela fralda ou pela calcinha, o que pode determinar pequenas feridas locais e favorecer a aderência.

Outra causa está associada às características anatômicas locais. Os pequenos lábios das meninas são internos, diferentemente dos das mulheres adultas, mais exteriorizados. Esta característica também facilitaria a sinéquia vaginal.

CONSEQUÊNCIAS

A aderência pode levar a infecções e retenção de urina causando dor, mau cheiro, corrimento e irritação da pele da genitália da criança. Em casos mais específicos podem ocorrer infecções urinárias de repetição, sendo o diagnóstico precoce de grande importância.

Os pais normalmente têm dificuldade para identificar o problema, porque o tamanho da sinéquia vaginal é variável. Geralmente o diagnóstico é feito pelo pediatra da criança no exame clínico inicial ou mais tardiamente.

O tratamento é simples, mas será efetivo se as orientações médicas forem seguidas rigorosamente. Costumam ser indicados cremes à base do hormônio estrogênio, que ajudam a desprender os lábios vaginais. A pomada deve ser usada com supervisão médica, pois o hor­mônio pode se absorvido e, em doses ou períodos maiores do que os recomendados, pode gerar uma pseudopuberdade precoce, caracterizada por pigmentação e aparecimento de pelos na genitália.

TRATAMENTO CIRÚRGICO

A cirurgia, indicada com cautela e após avaliação ginecológica, é necessária apenas nos casos de aderências muito acentuadas. Na maioria dos casos a cirurgia não é indicada, pois o trauma cirúrgico pode criar uma nova sinéquia vaginal, cicatricial, mais grossa e fibrosa.

http://www.vidadegestanteemae.com.br/sinequia-vaginal-sera-que-sua-filha-tem/

Saiba mais:

A fusão labial (FL) consiste na aderência dos bordos internos dos pequenos lábios sobre o introito vaginal, formando-se na linha mediana uma membrana translúcida que obstrui parcial ou completamente o canal vaginal.

3zghL6nVw3sefBSIF4vy6fqF1aRVgw01_med

Geralmente assintomática, a FL é habitualmente constatada durante a higiene íntima dos genitais da criança ou durante a consulta de pediatria.

Algumas manifestações clínicas podem estar presentes, nomeadamente diiculdade na micção e retenção de urina na vagina causando vulvovaginites de repetição, cistites, pielonefrites, pseudoincontinência urinária, disúria e prurido.

BENIGNIDADE

A FL é uma situação clínica adquirida, benigna, que se observa com alguma frequência em ambulatório pediátrico e que provoca ansiedade nos pais ao constatarem a alteração da normal anatomia vulvar.ginecologia-infanto-puberal-6-638

Embora seja uma entidade comum, nem sempre é reconhecida, e alguns casos são referenciados como suspeitas de diagnósticos de agenesia vaginal ou até de abuso sexual.

Existem outras denominações para esta alteração clínica tais como adesão, coalescência e aglutinação dos pequenos lábios, sinéquias vulvares ou fusão vulvar.

EPIDEMIOLOGIA

A FL é uma condição clínica comum ocorrendo em 0,6%-5% das meninas pré-púberes, apresentando um pico de incidência entre os 12-24 meses de idade

A maioria dos casos de FL é assintomática, podendo passar despercebidos à observação dos pais ou dos médicos quando das consultas de pediatria.

61 comentários em “Sinéquia vaginal (a “fimose feminina”)”

  1. Minha filha fez a cirurgia c 2 anos usou a pomada premarim por mto tempo. ..hj c 9 anos colou novamente a medica disse q terá q fazer outra cirurgia…será?

  2. Hoje levei a minha bebê de 4 meses no pediatra e ela que me alertou, pois achei que fosse normal.
    Só que ela não passou nada, ela disse que ir limpando com algodão úmido e se nao adiantar ela passaria pomada pra ela.
    Mais eu fiquei tão preocupada, não sei oque fazer.

  3. Minhas 2 filhas tiveram e a pediatra passou a pomada q usa em fimose de menino.Agora tenho percebido q a 2a esta tendo dificuldades pra fazer xixi, q ñ tinha antes, ainda ñ passei no médico.

  4. Aos 6 meses minha filha foi diagnosticada c sinequia usou pomada de fimose usou premafim e sempre fechava ate fazer a cirurga com 1 ano de idade. Desde entao varias cosultas mais pomadas de fimose e agora com 4 anos de idade esta fazemdo uso de estriol vai fazer 1 e abril porem apareceram pelos e corrimiento coceira. Ja li varios deposimemtos e fico cada vez mais assstada e em duvida. Tbem nao sei mais o q fazer. Ver sus filha tendo corrimemtos pelos ña genitalia é desesperador.

  5. Minha filha tem , a Dra receitou pomada , fiz tudo abriu mas fechou novamente, então eu deixei ela faz xixi normalmente, hj ela está com 4 anos,no começo me preocupei muito mas hoje não dou mais bola pq se Deus fez ela assim pq eu vou tentar mudar, outra coisa ela faz xixi normal, pra que mecher, né. Então enquanto isso não atrapalhar ela em nada eu estou tranquila. Eu sinceramente não faço tudo que dra fala, tem que ter cautela pq a vagina é um órgão que não devemos mecher, isso na minha cabeça, cada um pensa do jeito que quer. Eu e ela estão tranquilas nada de cirurgias e está tudo certinho, mamães se teu bebê faz xixi normal, tá tudo certo.😉

  6. Estou vivendo esse drama mais minha caçula tinha acabado de completar 2 anos , a 1 ano fechou e final do mês vamos passar por uma avaliação cirúrgica, estou assustada e preocupada pois de tds os artigos q li pode voltar 😔😔

  7. A minha bebê tem 7 anos eu descobri a sinéquia com 2anos.Me preocupo porque já está ficando uma mocinha.Já quis fazer cirurgia.Passou por vários médicos e ate agora manda eu usar creme e nada de obstruir.Estou ficando apavorada.

  8. Minha filha tb tem sinéquia percebi aos 6 meses passei a pomadinha ficou mais escuro a região mas não abriu. Hj ela está 3 anos e 6 meses só que ela teve infecção urinária há 6 meses, tratei naquele momento e tudo ok. Porém essa semana fui novamente na medica cirurgia especialista nisso e ela me falou que tendo sinequia a probalidade de ter infecção urinária é maior e que se ela tiver novamente a infecção urinária será necessário caso eu concordo de fazer a cirurgia, ela faz xixi normal, não tem odor, nem coceira mas estou começando a me preocupar por causa se voltar às infecção urinária Estou de olho mas não vou negar que estou apreensiva!

  9. Se a sinequia aparece na idade de BB até os 10anos… Eu estou ou Ja tinha desde q do nasci… hoje aos 46 anos vou fazer a cirurgia.. Mas apareceu fechado depois de uma cirurgia p retirada de um polio.

  10. Minha BBC tem 1 a 3m, descobri hoje a sinequia. Até a pouco não tinha nada, fechou por esses dias. Tô bem, assustada com isso..

  11. Minha bebê foi diagnosticada hoje, procurei a pomada em todas as farmácias a premarin. Estou muito apreensiva, já chorei muito.

  12. Minha filha teve tbm sinequia vaginal com1ano e 6meses uso postec 15 depois começou a abrir gracas a Deus deu tudo certo o processo é lento mais conseguimos

  13. boa tarde , ,minha filha tbém está fechadinha pediatra me orientou a passar a pomada mas não me ensinou qual o procedimento ? podem me ajudar ?

  14. Tá aqui uma prova viva adulta de quem já teve. Nasci com sinéquia. Hoje tenho 29 anos e já fiz 5 cirurgias pq todas as vezes voltava a fechar. Só na última cirurgia que o médico passou uma pomada (que não recordo o nome). Ele falou pra minha mãe a quantidade que ela deveria passar e que de maneira nenha poderia passar de 15 dias usando. Era apenas uma vez por dia para aplicar e ele já tinha passado o primeiro dia, então ela só poderia passar por mais 14 dias. Ele mandou ela ter muito cuidado pq se passasse dos dias certos eu poderia vir a ter pelos em lugares onde só meninos podem ter. Minha mãe foi cautelosa demais e seguiu a risca as instruçoes do médico, mas… Hoje sei o que é isso… faço buço e queixo na cera pois tenho pelinhos muito incômodos na área. Tbm não sei se foi por conta da pomada que minha menstruação veio precoce. Minha ultima cirurgia foi aos meus 8 anos e com 10 menstruei. Enfim… Só quis compartilhar um pouco da minha história. Ah se a 21 anos atrás as coisas fossem fáceis como são hoje…
    Mas tenho uma dúvida… Será que um dia, quando eu tiver filhos (e for menina) ela poderá nascer assim tbm?

  15. eu acabei de chegar do pediatra com minha filha e ele disse que ela tem e encaminhou ela pra cirurgia,ele disse que isso é horomonal e que não preciso me preocupar tanto assim,pois tem crianças que tem e outras não.ela tem 3 anos de idade e agora estou mais tranquila

  16. Olá para todas …
    É normal ter na fase adulta ? Pelo diagnóstico, meu ginecologista disse que tenho isso também ….
    estou com medo

  17. Minha filha tem 1a4m,acabamos de fazer a cirurgia, correu tudo bem, o caso dela era muito colada e pomada não iria adiantar, mas acredito que de todos os contras da cirurgia x pomada prefiro a cirurgia mesmo que volte e precise fazer novamente. Não há motivo para preocupação visto que as complicações causadas pela sinéquia são tratáveis e não graves (infecção de urina, corrimentos, etc). Mamães fiquem em paz!

  18. Eu tive qdo era bb (só soube disso recentemente). O médico falou passou a tal pomada pra minha mãe usar, mas ela não lembra o nome, só que o médico assustou muito ela. Daí ela usou conforme a orientação dele, abriu. Mas daí em diante ela seguiu acompanhando e sempre após o banho fazia uma massagem e qdo percebia q estava começando a fechar de novo fazia essa massagem mais forte, tipo puxando mesmo para evitar de fechar de novo e deu certo. Lembro disso até uns 5 anos.
    Daí tive minha filha e ela bb com a mesma situação. Falei até com o médico, se ñ era genética e ele disse que não tem nada a ver (até msm pq minha avó disse que minha mãe não teve). Então minha mãe passou a orientação dela. Assim fiz. Usei a pomada pra abrir e verifico todo banho dela, massageando preventivamente. Não voltou até agora e espero que ñ volte mais!!

  19. Minha filha de 2aninhos tem a sinequia. Quinta feira vamos para uma consulta com cirurgião, pois já passamos pomadas e não abre, recentemente ela teve duas vezes infecção urinária. Coisa que ela nunca teve, sem contar com o odor forte. Ela pede pra ir ao banheiro de minuto a minuto, vejo que a está incomodando. Vamos fazer a cirurgia e seguir a risca a orientação médica.
    Boa sorte a todas e que Deus nos dê discernimento para escolhermos a melhor alternativa para as nossas crianças.

  20. Olá, ontem enquanto secava minha filha de 2 anos e 9 meses após o banho percebi que a vagina dela está ficando tampada, não era assim antes. E ela não está mais fazendo xixi como antes, ela só vai ao banheiro quando eu levo meio que forçada e faz bem pouco xixi, ela passou mais de 12 horas sem ir ao banheiro. Alguem sabe me informar se tem a ver isso com a fimose?

  21. Anny Flavia eu tb tive sinequia de nascença hj com 30 anos, minha mãe passou muitas pomadas p abrir que os medicoa recomendaram na época e abriu, não precisei de cirurgia, porém hj sofro com pelos no rosto e peito e lugares incomuns. Agora penso que possa ter relação com isso devido ao seu depoimento, sou muito peluda sofro com isso. Em relação a filhas eu tenho 2 filhas e nenhuma teve esse problema.

  22. Gente minha Filha tem 4 anos e tem uma pelinha transparente que cobre a entrada da vagina,a entrada é toda fechada por essa pelinha fina transparente,é assim a sinéquia?

  23. Tenho uma kctinha de pele branca na vagina q atrapalha minha transa e minha higiene o q eu faço?

  24. Ola a minha bb tambem tem, ela tem 07 messes e eu estou muito preocupada a medica encaminho para a cirungia sera que e menhor, ja esta marcada para o dia 18 de julho

  25. Olá minha filha teve sinequa quando bebe urinava normal usei a pomada e logo abriu porém parei de usar acho que ela tinha uns 10 meses quando parei e 6 quando comecei a usar hoje ela tem 16 anos mestrua regularmente mas fico na dúvida se fechou dinovo com os anos

  26. Boa noite a todas as mamães que estão com o mesmo poblema que eu que Jesus abençoe a todas nós minha BB vai faz a cirurgia eu acho que e o melhor pois a pomada não resolver mais estou com muito medo do pois cirúrgico alguém pode mim dizer como é? 😔😔😔

  27. Mamães tudo está nas mãos de Deus, confiem nele, entreguem a ele as vossas preocupações e ele fará o que deseja nosso coração.. Minha primeira filha teve Sinequia Fiz o tratamento com pomada na época, abriu e graças a Deus não voltou a fechar hj ela está com 11 anos, agora tenho uma bebê de 1 ano e 7 meses que tb está assim, estou começando o tratamento com pomada tb hj, tenho fé em Deus que vai resolver…Não fiquem assustada nada acontece se não for a vontade de Deus…Ele cuida de todos nós basta crermos nele de todo nosso coração… Abraço

  28. A minha está com 2 anos eela usou uma pomada de homónio abriu mais fechou me preocupa pq a pediatra falou se ela não mestruar morre ! Estou desesperada

  29. Minha filha tem 7 anos e descobri aos 4 aninhos… passei estriol que a pediatra receitou… abriu… mas depois de alguns meses fechou novamente… hoje com 7 anos a pediatra receitou estriol novamente, mas tenho medo de passar tanto por causa das contra indicacoes e pelos que nascem ma menina… se fizer a cirurgia, pode voltar a fechar… to desesperada…. uma ginecologista que levei ela disse que se nao abrir ate a idade menstrual a menstuarcao nao tera por onde sair e podera ocorrer uma infecção… 😭

  30. Minha filha tem 7 anos e descobri aos 4 aninhos… passei estriol que a pediatra receitou… abriu… mas depois de alguns meses fechou novamente… hoje com 7 anos a pediatra receitou estriol novamente, mas tenho medo de passar tanto por causa das contra indicacoes e pelos que nascem ma menina… se fizer a cirurgia, pode voltar a fechar… to desesperada…. uma ginecologista que levei ela disse que se nao abrir ate a idade menstrual a menstuarcao nao tera por onde sair e podera ocorrer uma infecção… 😭

  31. Olá mãezinhas, a minha filha tem 5 anos de idade e descobri a pouco tempo que ele tem sinequia, levei ela na ginecologista e ela me tranquilizou bastante, já que a da minha filha não está totalmente fechada, mas disse que tem que tratar direitinho pq na adolescência pode atrapalhar na menstruação, ela receitou a pomada estriol, e pediu para massagear quando for usar, mandou eu usar a pomada até abrir. Estou mais tranquila e confiante… Seja o que Deus quiser, vai dá tudo certo para todas nós!

  32. Olá mamães! Hoje mudei a pediatra da minha filha e descobri nessa consulta que ela tem essa sinequia. Porem a medica me explicou que acontece em algumas meninas e que ela teria que abrir no próprio consultório. Fiquei assustada pois nunca soube que existia isso. Ela logo então colocou a xilocaina, e fez uma abertura. Minha filha não sentiu dor, porem ao chegar em casa ela gritou e chorou muito ao fazer xixi. Estou apreensiva. A medica pediu para usar só a pomada Hipoglos. Será que isso resolve? O que devo fazer?
    Agora lendo os comentários parece que isso volta e a pediatra não me disse nada

  33. Eu tive Sinequia e hoje tenho 34 anos….na época o médico falou para minha mãe não deixar passar muito tempo para que eu fizesse a cirurgia ainda criança por causa da timidez e vergonha quando estivesse maior….
    Minha mãe ficou desesperada e não quis que eu fizesse a cirurgia….o tempo foi se passando lá estava eu com nove anos…
    Me lembro de ir ao médico para ser avaliada…disse a minha mãe que eu não deixaria Ele me ver… Muita vergonha mesmo…
    A enfermeira me viu primeiro, o médico foi muito bonzinho disse que não iria me olhar, mas por 2 segundos Ele olhou e logo tranquilizou a minha mãe…me lembro do médico receitar um banho de assento , eu fiz todos os dias por 20 minutos sentada naquele remédio misturado com água…eu nem sabia do porquê estar fazendo aquilo ..achava que meu problema era grave e que ia morrer….kkkk
    E resolveu…..graças a esse médico que não sei o nome….faz tempo né….mas nunca me esqueci…
    Fiquem tranquilas mamães!!!

  34. Boa noite, minha filha tem 2 anos e 4 meses e Desde que nasceu foi logo diagnosticado a sinequia, fez uso da pomada postec, abriu normalmente , depois fechou normalmente. E usei novamente a pomada postec e abri manualmente em casa mesmo. Hoje está completamente fechada e pior, ela fez retenção urinária devido a essa pele que fechou o introito da uretra. Fui pra emergência e foi passada uma sonda de alívio com muita luta, foi bem difícil ela chorou muito! To muito nervosa e preocupada e ela ainda está de bexiga cheia pois ficou com medo de fazer xixi pois tá ardendo e reclama de dor. Acho que vou ter que voltar na emergência novamente. To desesperada!

  35. Minha filha fez a cirurgia ano passado com 6 anos Por que era totalmente colada. Só tinha um buraqueiro bem em cima .Agora com 7 ela começou a colar novamente aí minha filha mesmo abriu fazendo a massagem. Chora muito pra fazer xixi. Passo pomada com corticoide uns 2 dias e melhora

  36. Oie minha filha tem 6 anos e ela estar com esse probleminha e ela está usando premarin creme mais toda vez que eu passo.ela chora de mais chega da dor dela eu queria saber pq ela estar sentindo essas dores quando eu passo?

  37. Boa tarde descobri eu mesma q minha filha tem com 2 anos.quanto mais eu leio minha cabeça dói ,estou preocupada.

  38. Estou vendo muitas mães falando a mesma coisa,fizeram o tratamento nas suas filhas e deu certo,porém fechou de novo
    Talvez pq o pediatra da filha de vcs não explicou que a região pode ficar ressecada ,então é bom pro resto da vida usar ÓLEO DE AMÊNDOAS na região pra evitar que feche novamente
    Minha BB tem sinequia ,nasceu assim ,agora aos 4 meses a pediatra receitou pomada de estrogênio pra abrir,ainda não comecei o tratamento,pode até 2 anos pode abrir sozinha
    Mas vale a recomendação da pediatra da minha BB ,estou confiante e vai dar tudo certo

  39. Nunca tive sinequias, tenho 4o anos, profissional de saúde e colhia preventivos de outras pacientes, conheço portanto muito bem meu corpo antes msm de cuidar de outros, e até p bem orientar. Ocorre q há alguns meses fiz uma cirurgia p retirada d mioma na qual, p obter ganhos, o cirurgião obstetra, além de usar manipulador uterino permitiu q fosse manuseado pelo instrumentador (o q não seria permitido pois só medicos podem manusear). Resultado, após a cirurgia comecei a ter infeccoes recorrentes e muito corrimento, coisas estas q nunca tive. Apos auto exame, vi q ele colou as partes de baixo da vulva (n sei se pra esconder algumas laceracoes causadas no ato cirurgico ou se por prazer de saber q estarua limitando minha vida sexual/intima). Deixo aqui este relato, embora íntimo, p q mulheres adultas estejam atentas a esses tipos de profissionais, q omitem informacoes do tratamnt, e q por uma psicopatia acabam lesando suas pacientes. Fiquem atentas

  40. Tenho uma filha com 9 meses e descobrir ontem sozinha que ela está com esse problema tô muito preucupada e assustada
    Já pesquisei sobre isso li e reli e cada vez que leio fico mas assustada
    Tenho quatro filhos e só ela de mulher tô muito assustada

  41. Boa tarde fiz o tratamento com a pomada na minha filha e não resolveu. Hoje fui a pediatra ela disse que vai ser preciso fazer uma cirurgia. Alguém que já fez sabe me dizer o valor de uma cirurgia como essa?

  42. Minha filha tem 3 anos e 4 meses, a algum tempinho notei que a vagina dela era bem coladinha, mais nao axei anormal, pensei que fosse por causa da pouca idade , a uns dias ela reclama que arde pra faze xixi e hoje a pele descolou e abriu sozinha soubemos quando ela foi urinar e começou a xorar porque ardeu, amanha vou levar ao pediatra, estou preocupada.

  43. Tenho uma bebê de 4 meses 14 dias a levei ao posto do meu bairro a enfermeira avalio e me falou que ela tinha o canal vaginal fechado e me encaminhou para uma pediatra e dura o agendamento fiquei pesquisando sobre e esse problema é descobrir que erra Sinequia vulvar. E hoje acabei de chegar da consulta com a pediatra e ela me falou que teria que fazer uma cirugia ela falou que não indicaria a pomada porque pode vim fecha só que fico muito aprenciva, medo tenho medo que venha fecha novamente e ela passa por outra cirugia ela me falou que erra uma cirugia simples e que fazia na hora E erra liberada no mesmo dia ore por ela 🙌 a todas que irão passa por uma cirurgia ❤

  44. Pessoal, bom dia!
    Minha filha de 5 anos tem esse problema da Sinequia. Ela já fez o procedimento 2 vezes e foi muito tranquilo. Para a retirada da “pelinha” não é necessário uma cirurgia, com sedação ou algo assim. É passado no local a pomada de Xilocaina e a médica retira a pele no consultório mesmo. Fui numa Cirurgiã Pediátrica, excelente em Contagem – MG. Essa “pelinha” tende a voltar, nas é só fazer o acompanhamento.
    Espero ter ajudado.

  45. Gente, boa noite! Mantenham a calma, eu sei que é preocupante principalmente quando se t.pouca informação. Mas procurem endocrinopediatra é a melhor opção para orientar melhor vcs. Minha filha também teve aos três meses. A pediatra passou oveatrion, usei uns 29 dias, não abriu e começaram a surgir pelinhos. Procurei outra pediatra que disse que teria que abibe de qualquer jeito, me desesperou. Procurei uma endócrino pediatra que me acalmou, pois apesar de estar toda fechada, a uretra estava livre. Que era para passar VASELINA, MUITO IMPORTANTE, PARA LUBRIFICAR A REGIÃO e não aderir mais e esperar observando sempre para não aparecer complicações como infecção. Foi a benção de Deus na minha vida. Orei muito ao Senhor e a Virgem Maria pela minha bebê que não tô esse nada. Há poucos dias observei que estava abrindo e realmente abriu muito em um só dia, e agora devagarinho estou observando abrir mais. Não precisei fazer minha bebezinha passar por dor e sofrimento por falta de boa orientação. Procurem mais médicos, outras opiniões antes de submeterem suas bebezinhas a determinados tratamentos. E peçam a Deus também.

  46. Minha filha de 6 anos foi diagnosticada com sinequia. Antes disso estava tudo normal pois levo no pediatra 2 vezes ao ano! Ele receitou a pomada POSTEC (betametasona) por 30 dias. Em 15 dias já abriu e voltou ao normal… é importante ficar sempre acompanhando com atenção para que não volte, pois a sinequia pode causar infecção urinária, etc pois dificulta a higiene íntima.

  47. Minha filha com 5 dias de nascida teve um leve sangramento e teve q ficar sob custódia pois achavam que era abuso, após várias análise descobriram q ela.tem fenda/ calha da mucosa perineal e com 1 ano que iníciou a fimose, até hoje tenho traumas do que vivi em meu puerpério quando suspeitaram de abuso. Sendo que foi uma imperícia médica em dá Auta sem avaliar as genitálias de meu bebê.
    Hoje minha princesa tem 3 anos e eu mesma cuido , deixo sempre limpinha e faço massagem com fecha a fimose. Ela não tem dificuldades em urinar mas devido a fenda perineal( calha) ela sente dor quando está ressecada ao defecar.
    Até hoje aqui em.minha região não tem especialista e os pediatras desconhecem essa doença crônica rara

    Só Deus para cuidar de minha Filha!

  48. Olha, francamente, me irrita muito esse assunto porque não existe um consenso. Cada médico que eu fui falou uma coisa.
    A primeira pediatra disse pra não operar, operar apenas na adolescência. Essa pediatra saiu do convênio e tive que passar com outra pediatra que me apavorou e disse que tinha que operar com urgência. Fizemos a operação, ela tinha apenas 1 aninho, e ÓBVIO que fechou novamente, não deu nem dois meses, mesmo com todos os cuidados de pomadas e massagens para manter aberto.
    Passei com uma ginecologista que disse que tinha que abrir sim, mas dessa vez com pomada.
    Eu, francamente, não vou passar pomada e nem refazer a cirurgia porque segundo a primeira pediatra, ela não possui hormônios para que mantenha aberto e essas pomadas podem acelerar o processo de puberdade. Antes eu tivesse seguido o que ela falou e não ter exposto minha filha ao risco de uma cirurgia.
    Ela faz xixi normalmente e não reclama de nenhum incômodo na região. Então por enquanto vai ficar assim.
    Eu vejo tantos casos como esse e tantas mães preocupadas com isso, e TODAS saem das consultas com mais dúvidas do que antes, infelizmente.
    Eu sei que cada caso é um caso, mas os médicos precisam entrar em um consenso em relação a isso.

  49. Eu tenho 28 anos de idade, e eu tive sinequia vaginal bebezinha até os 12 ou 13 anos, o problema se curou sozinho pois entrei na puberdade. Meus pais nunca me falaram e descobri agora nessa idade que eu tive, depois de casada. Eu era criança morria de vergonha desse detalhe meu, parecia uma “linguinha”, essa sinequia, sofri muito com dores na vulva, na hora dos cuidados e também no médico, principalmente até os meus 8 anos de idade, o médico optou pelo meu corpo normalizar sozinho, mas até hoje o meu marido fala que a minha vulva é “estranha”, que ela não é normal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.