Hora de dormir e alguns mistérios

  1. Estabeleça uma rotina e a repita sempre. Isso cria um ritual que prepara a criança para o sono.fases-do-sonoNo sono da tarde, deixe entrar luz pela janela. Ele precisa perceber os horários do dia. Aos poucos vai entender que quando escurece é hora de dormir.
  2. Banho costuma acalmar a criança e embalar o sono. Faça um teste com seu filho. Se funcionar, mude a rotina da casa.
  3. Mesmo que seu filho seja pequeno, coloque um pijama nele. A roupa ajuda a marcar a hora de ir para a cama.quantas-horas-o-cachorro-deve-dormir-ao-dia
  4. Quanto mais perto do horário do sono, mais tranquila deve ser a brincadeira da criança e a movimentação da casa.
  5. Alguns autores recomendam colocar uma tomada de luz azul no quarto. “A cor acalma a criança”. Música suave também ajuda.
  6. Leia um livro para ele. Mesmo que seja bem pequeno e ainda não entenda a história. O que vale é o som e a melodia de sua voz.
  7. Deixe-o dormir sozinho. Coloque-o no berço e fique por perto. Se a criança chorar, acalme-a com a sua voz. Com o tempo, diminua o tempo de permanência no quarto.
  8. Não levante da cama a cada “resmungo” que ouvir na babá eletrônica. Deixe-o voltar a dormir sozinho, ou ele vai aprender que, sempre que chorar, terá a sua atenção e a sua presença física (pegando-o no colo).
  9. Se ele aparecer no seu quarto durante a noite, eventualmente, abra um espacinho. Todo dia não pode. Mas, de vez em quando, os especialistas não contraindicam.

 

Regra de ouro

1sono

1- Qual é a regra de ouro para acabar com as brigas na hora de dormir?

Rotina. Parece fácil, mas muitos pais têm dificuldade em manter diariamente os mesmos hábitos.kid girl sleeping

Criança precisa ter horários e rituais, que devem ser repetidos. Se seu filho chora ou não consegue dormir, não tem que colocá-lo no carro e dar voltas no quarteirão até ele pegar no sono, por exemplo. Ele deve ser independente e adormecer sozinho.

2- Como ensiná-lo a fazer isso?filho_dormir

Estabeleça um ritual e o respeite. Pode ser dar o jantar, um banho relaxante e ler um livro juntos.

A ideia não é fazer a criança dormir, mas criar oportunidade para isso acontecer.

Dê boa-noite, apague a luz e saia, deixando-a um pouco acordada na cama. E é preciso manter esse ritual.

Se chegar tarde do trabalho e for hora da criança descansar, honre o horário e procure outra oportunidade para ficar com ela, por mais que seja doloroso.nena_12

3- E se a criança acordar de madrugada?

Se for frequente, pode indicar um problema para manter o sono. Durante a noite, é normal a criança acordar, mas deve voltar a dormir sozinha. Quando bebê, espere alguns minutos antes de atender o choro e não o tire do berço, apenas fique por perto.1abril-sono

Dessa forma, ele entende que você está junto, mas que não é hora de comer nem de brincar.

Se seu filho for maior, vai precisar de limite. Resista à vontade de deixá-lo na sua cama e leve-o de volta ao quarto dele.

É importante que ele durma no mesmo local que acorde, para não se assustar ao abrir os olhos.gorgeous newborn baby sleeping

4- Pode dormir com os pais?

Sem dúvidas, é mais cômodo para os adultos e mais confortável para a criança ficar na cama dos pais.

Porém, o melhor é que cada um durma no próprio espaço. O quarto dos pais é para a intimidade do casal.truques-fazer-bebe-dormir-tranquilo

Se se surpreender com um par a mais de pernas na sua cama, vença a preguiça e o leve para o quarto dele, pois pode virar um hábito.

5- O que fazer se o bebê trocar o dia pela noite?

Bebês dormem muito, praticamente o dia e a noite toda.1shutterstock_64914319

Se perceber que o sono noturno está diminuindo, procure encurtar as sonecas diurnas, oferecendo outras atividades, como brincadeiras e passeios.

Mas sem exageros, pois se a criança ficar muito cansada, também terá dificuldades para dormir.1crianca-sono-emagrecepinda

DICA: Dizem que a criança pode se acalmar quando ouve o barulho de água escorrendo. Se, no meio da madrugada, seu bebê começar a chorar, em vez de levá-lo ao banheiro mais próximo e abrir a torneira (o que contribuiria para o desperdício de água), grave o som e deixe-o tocando no quarto.

10-dicas-para-dormir-bem

Dicas para dormir melhor (adolescentes e adultos)

Você está com um problema para resolver. E ele está, literalmente, tirando o seu sono.

Mas isso é péssimo não apenas por causa das olheiras – a falta de sono afeta seu organismo e seu humor, podendo causar ainda mais problemas.

infogrc3a1fico-sono E você não quer que sua vida vire uma bola de neve de coisas ruins, não é?

Confira essas dicas que vão te ajudar a dormir mais rápido e melhor, mesmo que você esteja estressado.

  1. Ajuste a temperatura

A ciência diz que seu corpo adormece mais rápido quando está mais frio – por isso é tão bom tirar cochilos no inverno. Invista em um ar condicionado ou ventilador se você mora em uma região mais quente. Também vale prestar atenção ao excesso de cobertores.

  1. Dê adeus aos eletrônicos1criança-com-sono71-420x280

Se é hora de dormir, é hora de dormir. Nada de ficar com tablet, smartphone ou TV ligados. Além de colocarem novas ideias na sua cabeça (que podem provocar insônia), a luz azul desses aparelhos interfere com a capacidade de adormecer: “nosso organismo entende que é dia”.

  1. Travesseiros são aliados

Em vez de dormir com vários travesseiros debaixo da cabeça (e colaborar com a dor nas costas), espalhe-os! Vale “abraçar” um travesseiro, colocar uma almofada entre os joelhos e até sobre a barriga – deixe o seu corpo mais confortável. sono-300x211

  1. Faça exercícios durante o dia

Exercícios têm vários benefícios – dois deles são dormir mais rápido e por mais tempo! Mas a dica é fazê-los durante o dia e não em um horário próximo à hora da cama.

  1. Ajuste a sua posição1bebe-com-sono-foto-brianwanchoshutterstock-000000000000D126

O seu corpo reage diferente à posição na qual você vai dormir.

 

http://revistagalileu.globo.com/Life-Hacks/noticia/2015/06/5-dicas-para-dormir-mais-rapido-mesmo-que-voce-esteja-estressado.html

 

2 comentários em “Hora de dormir e alguns mistérios”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.