Alerta sobre repelentes, segundo as Sociedades Brasileiras de Dermatologia (SBD) e de Pediatria (SBP)

Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Pediatria alertam sobre o uso de repelentes em crianças

Web

A fim de proteger seus filhos, muitos pais estão fazendo uso indiscriminado de repelentes. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerta que é preciso tomar alguns cuidados e ter conhecimento sobre os produtos disponíveis, sua eficácia e segurança de acordo com a idade da criança.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recomenda a utilização de repelentes em crianças de acordo com a fórmula do produto, que podem ser sintético ou natural.11

Os princípios ativos dos repelentes recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) são:

  • Icaridina (KB3023): uso permitido no Brasil em crianças a partir de 2 anos de idade em concentração de 25% cujo período de proteção chegaria a 8 a 10 horas.
  • DEET: Em concentração de até 10% pode ser utilizado em maiores de 2 anos, sendo que não deve ser aplicado mais que 3 vezes ao dia em crianças de 2 a 12 anos.

IR 3535 30%: permitido pela Anvisa para crianças acima de 6 meses. Seu período de proteção conferido é de 4h.logo_repelente_coisa_seria_dengue_top

Existem ainda os repelentes naturais. No entanto, como são altamente voláteis e seu efeito costuma ser de curta duração não garantem proteção adequada ao Aedes aegypti, devendo ser evitados.

Bebês com até 6 meses só devem usar mosquiteiros e roupas protetoras.noticia-repelentes-naturais-zika-virus-farmacotecnica-farmacia-de-manipulacao-v2

Não é recomendada nenhuma substância química na pele ou repelentes elétricos que contenham produtos químicos no ambiente onde se encontram.

É recomendado instalar telas nas janelas e portas e deixar o ambiente refrigerado já que os mosquitos gostam de calor e umidade.

Em geral, o uso de repelentes deve ser evitado nas crianças menores de 2 anos. Dos 6 meses aos 2 anos devem ser utilizados apenas em situações especiais, com orientação e acompanhamento médico.

Veja algumas dicas ao aplicar os repelentes:

  1. Procure vestir roupas brancas nas crianças. Roupas escuras e coloridas atraem os insetos, assim como perfumes.
  2. Os dispositivos ultrassônicos e os elétricos luminosos com luz azul são ineficazes.
  3. Não se deve utilizar produtos combinados com filtros solares, pois eles costumam ser reaplicados com uma frequência maior e os repelentes não devem ser aplicados mais do que três vezes ao dia em crianças.
  4.  O suor atrai os insetos.
  5. Não durma com repelente no corpo, lave-se antes.
  6. Leia todo o rótulo antes de aplicar o produto e conserve-o para consulta.
  7. Mantenha os repelentes fora do alcance de crianças e não permita a sua autoaplicação.
  8. Evite o uso próximo a mucosas (boca, nariz, olhos, genitais) ou em pele irritada ou ferida. Para uso na face, primeiro aplique o produto nas mãos e então espalhe no rosto com cuidado.
  9. Evite a aplicação nas mãos das crianças e por baixo das roupas. Sempre lave as mãos após aplicar o produto.
  10. Use quantidade suficiente para recobrir a pele exposta e evite reaplicações frequentes.
  11. Se suspeitar de qualquer reação adversa ou intoxicação, lave a área exposta e entre em contato com o serviço de intoxicação. Se necessário, procure serviço médico e leve consigo a embalagem do repelente.images

Procurar produtos aprovados pelo Ministério da Saúde e/ou pela Anvisa, pois garantem eficácia e segurança.

O mais importante no combate ao mosquito da dengue é evitar que ele prolifere, não deixando acumular água, principalmente em pneus, no lixo, nos copos plásticos, tampas de garrafas, latinhas, como também deixando que o agente de saúde aplique o pó nos ralos e locais onde se acumula água.

É importante manter o quintal da casa e as calhas limpas, sem água empoçada. Recolher o lixo e fechá-lo no saco plástico e não jogar lixo no chão.

http://www.sbd.org.br/sociedade-brasileira-de-dermatologia-alerta-sobre-o-uso-de-repelentes-em-criancas/

Saiba mais:repelente de mosquitos (1)

Uma em cada cinco pessoas contaminadas por zika pode sentir:

  • Febre
  • Mal estar
  • Manchas vermelhas na pele com coceira
  • Conjuntivite
  • Dores articulares

Esses sintomas duram de cinco a sete dias, depois desaparecem. A maioria das pessoas contaminadas não tem sintomas.

Hábitos do mosquito Aedes

  1.  Aparece mais no período da manhã e do meio para o fim da tarde.
  2. Prefere ambientes quentes
  3. Tem hábitos rasteiros, não costuma ultrapassar 1,5 m de altura.
  4. Gosta de ficar escondido em cortinas, embaixo do sofá, armários e camas.
  5. Quando pica a nossa pele normalmente não dói como a picada do pernilongo Culex, por exemplo. Isso porque o Aedes tem uma espécie de anestésico na saliva, que faz a gente não sentir a picada. Sentimos mais o mosquito pousar do que a picada.
  6. Aquele mosquito que voa alto, que pica a gente à noite, que fica zunindo no ouvido geralmente não é o Aedes.

repelentes-para-gestantes-e-criancas-600x450

Uso de repelentes em crianças
Autora: Dra. Aluce Loureiro Ouricuri

http://www.soperj.org.br/revista/detalhes.asp?id=827

Repelente contra mosquito é uma substância que deve ser aplicada sobre a pele, roupas ou outras superfícies, para impedir que os mosquitos pousem ou rastejem naquela superfície.
 1162745
É importante observar qual o ingrediente ativo no rótulo do produto. Os repelentes que contêm DEET (N.N.dietil-meta-toluamida) ou permetrina oferecem proteção contra mosquitos.

O DEET (dietil-n-toluamida) é o repelente mais usado e é mais eficaz contra a maioria das picadas de insetos. Tem sido usado por mais de quarenta anos e tem sido utilizado por mais de 200 milhões de pessoas, inclusive crianças, sem grandes efeitos colaterais. Sua ação protetora depende da concentração. As concentrações superiores a 30% não conferem proteção muito maior, mas têm ação mais prolongada.

Os produtos contendo DEET não devem não devem ser utilizados por bebês com menos de dois meses de idade.
Concentrações baixas (de 5 a 10%) têm ação de curta duração e necessitam de aplicações mais frequentes, com risco de toxicidade. Para crianças que moram no Brasil a concentração ideal é de 20 a 30%, que confere uma proteção de 80% e dura cerca de 3 horas.inseticidas

Os repelentes mais conhecidos que contêm DEET, como Autan, OFF e Repelex, têm uma concentração do princípio ativo de 10%. Além disso, contêm fragrâncias nas suas fórmulas e, como mostram os testes publicados, as fragrâncias atraem insetos. O Exposis, na apresentação de spray e gel, contêm 50% de DEET e só é recomendado para adultos e crianças maiores de dez anos de idade. O Exposis infantil em gel ou cortinado contém concentração mais baixa e é indicado para crianças acima de dois anos de idade.
Permetrina (concentração de 0,5 a 1%) é um repelente e inseticida, que confere proteção maior de 90% quando aplicado em vestimentas, telas e mosquiteiros. Apresenta absorção cutânea baixa e é rapidamente metabolizado. Não deve ser aplicada na pele por causar reações como queimação, prurido e rash.

O DEET é levemente tóxico para olhos e boca, podendo causar prurido, urticária e dermatite de contato. Em contato com a boca pode causar sensação de queimação nos lábios e língua. Recomenda-se não aplicar nas mãos das crianças para evitar contato com essas áreas. Evitar o uso em aerossol ou spray. Não aplicar em pele inflamada ou irritada (Dermatite Atópica). Recomenda-se ler o rótulo do produto para verificar a percentagem do DEET incluído.

Repelentes Botânicos
Citronela, cânfora, alho, eucalipto e óleo de andiroba.

Citronela
Um bom repelente tem que ser irritante para os insetos e ter evaporação rápida. Em concentração de 100% é evaporada dentro de 10 minutos. Produz reações alérgicas em 2% dos seus usuários. Estudos no Canadá mostraram proteção contra Aedes de 97% por 3 a 5 horas. Outras referências na literatura afirmam que a citronela e andiroba são ineficazes.conheca-3-repelentes-naturais-para-afastar-os-mosquitos-640-427

Óleo de andiroba
Pesquisa da Fiocruz com vela de andiroba mostrou 90% de proteção contra Aedes aegypti. Está em estudo o óleo de andiroba com 100% de proteção.

Vitamina B1

Tem eficácia modesta; não protege indivíduos predispostos. Tem sua ação em altas doses.

USE SEMPRE OS REPELENTES DE FORMA SEGURA.
Obedeça as instruções fornecidas no rótulo do produto. Se, após ter lido o rótulo, ainda tiver dúvidas como o número de horas de atuação do produto, se deve ser reaplicado e com qual frequência, entre em contato com o fabricante.Receita-de-repelente-caseiro

  1. Não use repelente sob as roupas.
  2. Não aplique repelente na pele irritada ou com cortes.
  3. Não aplique repelentes próximo à boca ou aos olhos e use com moderação ao redor das orelhas.
  4. Ao usar produtos em spray, aplique primeiramente em suas mãos e então na face.
  5. Use uma quantidade do produto necessária apenas para cobrir levemente a pele exposta e/ou o vestuário.
  6. A aplicação de quantidades grandes não faz com que o produto funcione melhor.
  7. Não permita que crianças mexam no produto. Ao aplicar repelentes em crianças, coloque um pouco em suas mãos e só então espalhe-os na pele das crianças.
  8. Não aplique repelentes nas mãos das crianças.
  9. Ao voltar para ambientes fechados, lave a pele e as roupas que receberam repelentes.
  10. Se você desenvolver uma erupção cutânea (irritação da pele) ou outro sintoma que acredita ter sido provocado pelo uso de repelente, pare de usar o produto, lave a parte afetada com água e sabonete e entre em contato com seu médico ou com o centro de toxicologia local.
  11. Se você tiver uma consulta médica, leve o produto consigo para mostrá-lo ao médico.

REFERÊNCIAS

1. Stuart R Rosa 2001 – International Travel Healthy Guide
2. Congresso de dermatologia tropical e meio ambiente SP 2004
3. www.mochileiros.com
4. N England J Med 2002; 347/13
5. Massachussetts Department of Public Health (MDPH), 305 South Streer, Jamaica Plain, MAO 2130.

Atraentes e repelentes biológicos

Teste verifica tempo de proteção de repelentes à venda no mercado

 http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/12/teste-verifica-tempo-de-protecao-de-repelentes-venda-no-mercado.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.