Hiperidrose (suor excessivo)

O QUE É?

É uma condição que provoca suor excessivo. As pessoas podem transpirar mesmo em repouso.

A sudorese é uma condição normal do nosso corpo e ajuda a manter a temperatura.

É normal suar quando está calor, ou durante a prática de atividades físicas, ou em certas situações específicas, como momentos de raiva, nervosismo ou medo.

Porém, a sudorese excessiva ocorre mesmo sem a presença de qualquer desses fatores.

Isso porque as glândulas sudoríparas são hiperfuncionantes.

hiperidrose-4

Causas

A hiperidrose pode decorrer de diferentes causas, como fatores emocionais, hereditários ou doenças.

Diferentes regiões do corpo podem ser acometidas pela hiperidrose: axilas, palma das mãos, rosto, cabeça, sola dos pés e virilha.

Quando há transpiração extrema, esta pode ser embaraçosa, desconfortável, indutora de ansiedade e se tornar incapacitante.

Pode perturbar todos os aspectos da vida de uma pessoa, desde a escolha da carreira e atividades recreativas até relacionamentos, bem-estar emocional e autoimagem.

SINTOMAS

O principal sintoma da hiperidrose é o suor excessivo, seja em todo o corpo, sejam em áreas localizadas, como axilas, mãos, pés ou rosto.

DIAGNÓSTICO

v26n4a08-qua01

Há dois tipos de hiperidrose, primária focal e secundária generalizada.

Hiperidrose focal

A hiperidrose focal aparece na infância ou adolescência, geralmente, nas mãos, pés, axilas, cabeça, ou rosto. As pessoas não suam quando dormem, ou em repouso.

Normalmente há mais pessoas na mesma família com o mesmo problema.

A hiperidrose primária focal afeta de 2 a 3% da população, no entanto, menos de 40% dos pacientes com essa condição consultam um médico.

hiperidrose

Hiperidrose secundária

O outro tipo é a hiperidrose secundária generalizada. Este tipo de transpiração excessiva é causado por uma condição médica, ou é efeito colateral de uma medicação.

Ao contrário da hiperidrose focal primária, as pessoas com hiperidrose secundária suam em todas as áreas do corpo ou em áreas incomuns.20150616094818816060o

Durante o sono

Outra diferença fundamental entre os dois tipos de hiperidrose é que pessoas com hiperidrose generalizada secundária podem transpirar excessivamente durante o sono.axilar

A hiperidrose secundária costuma começar na fase adulta, mas pode acometer adolescentes. O tratamento deste tipo de sudorese envolve primeiro determinar a causa da condição.

Testes 

Há dois testes para se descobrir o tamanho da hiperidrose.

O teste de amido-iodo, que consiste em uma aplicação de uma solução de iodo para a área suada e, após secagem, o amido é aspergido sobre a zona.

A combinação amido e iodo com o suor deixa a região cor azul escuro.

O outro método é o do papel de teste. Um papel especial é colocado sobre a área afetada para absorver o suor, e depois é pesado​​. Quanto mais peso tiver, mais suor se acumulou.

TRATAMENTO

Veja alguns tratamentos disponíveis e que devem ser analisados e prescritos por um médico.

  • Antitranspirantes:sudorese excessiva pode ser controlada com fortes antitranspirantes.
  • Medicamentos: drogas anticolinérgicas ajudam a impedir a estimulação das glândulas sudoríparas, mas, embora eficazes para alguns pacientes, é pouco receitado. Os efeitos colaterais incluem boca seca, tonturas e problemas com a micção. Os beta-bloqueadores ou benzodiazepínicos pode ajudar a reduzir a transpiração relacionada ao estresse.
  • 20120127125723999331iIontoforese:Este procedimento usa eletricidade para “desligar” temporariamente a glândula do suor e é mais eficaz para a transpiração das mãos e dos pés. As mãos e os pés são colocados em água e, em seguida, liga-se uma leve corrente elétrica. Esta é gradualmente aumentada até que o paciente sente uma sensação de formigamento. A terapia dura entre 10 e 20 minutos, e requer várias sessões. Os efeitos colaterais, embora raro, incluem bolhas e rachaduras da pele.
  • Toxina botulínica tipo A: A toxina botulínica purificada pode ser injetada na axila, nas mãos ou nos pés para bloquear temporariamente os nervos que estimulam a sudorese.05t1
  • Simpatectomia torácica endoscópica (STE): em casos graves, pode-se recomendar um procedimento cirúrgico, que é minimamente invasivo. Isso ocorre quando outros tratamentos falharam.
    Este procedimento desliga o sinal que diz ao corpo para suar excessivamente, normalmente realizado em pacientes cujas palmas das mãos suam excessivamente.
  • Também pode ser usado para tratar a extrema transpiração do rosto. STE não funciona igualmente bem para quem tem sudorese excessiva nas axilas. A principal complicação é começar a suar em outras áreas do corpo, onde isso não ocorria anteriormente.

http://www.sbd.org.br/doencas/hiperidrose/

Um comentário em “Hiperidrose (suor excessivo)”

  1. Olá Rosane. Me chamo Priscila. Fiz a mma cirurgia q Vc em 2003 com muita esperança de ser curada da hiperhidrose mas para mim tb não resolveu. Muito pelo contrário, triplicou só que agora no corpo todo. Estava justamente navegando na Internet para ver se encontrava algum caso de tratamento homeopático e acabei vendo sua mensagem. Desta forma não recomendo a cirurgia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.