Sonolência em adolescentes

Fatores que influenciam na sonolência excessiva diurna em adolescentes

 Artigo original publicado no Jornal de Pediatria. Autores: Thiago de Souza Vilela, Lia Rita Azeredo Bittencourt, Sergio Tufik e Gustavo Antonio Moreira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Resumo

 Objetivo

A privação de sono na adolescência é um importante problema de saúde na atualidade e só tende a se agravar com o aumento do estresse, da rotina extenuante e do advento de novos aparelhos tecnológicos que parecem refletir negativamente no início do sono em adolescentes.

O estudo objetiva avaliar a frequência da sonolência excessiva e quais fatores podem estar associados a ela nessa população.national_sleep_foundation

Métodos

O estudo transversal avaliou 531 adolescentes de 10 a 18 anos em duas escolas de ensino tabela_idade_sonoprivado e uma de ensino público e aplicou para cada adolescente cinco questionários: Cleveland Adolescent Sleepiness Questionnaire; Sleep Disturbance Scale for Children; Critério de Classificação Econômica Brasil; Questionário Geral de Saúde e Maturação Sexual; Questionário de Atividade Física.

Fizeram‐se comparações entre as escolas e entre grupos com e sem sonolência por meio de correlação linear e regressão logística.

sono-e-aprendizagem-33-638

Resultados

Observou‐se privação de sono em 39% dos adolescentes, débito de sono maior para escolares do ensino privado (p<0,001) e correlação positiva entre idade e débito do sono (p<0,001; r=0,337).

Na regressão logística, apontaram‐se como fatores para pior grau de sonolência maior faixa etária dos escolares (p=0,002; RP: 1,21 [IC: 1,07‐1,36]) e maior escore na variável hiperidrose do sono do questionário de distúrbios do sono (p=0,02; RP: 1,16 [IC: 1,02‐1,32]).

Conclusões

O déficit de sono é uma realidade na população estudada e apresenta‐se pior em escolares do ensino privado.

A privação de sono está relacionada com a maior faixa etária dos adolescentes e a possível presença de distúrbios do sono, como a hiperidrose do sono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.